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Novo PDV - Abrir ou não abrir ? O que considerar para a tomada de decisão

  • Foto do escritor: Fernando Yoshikai
    Fernando Yoshikai
  • 23 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Vamos conversar um pouco a respeito do que é fundamental (em termos mercadológicos) para avaliar a abertura de um novo PDV?


Ok, definimos a melhor macrorregião para abertura de novo PDV.


Rastreamos quadra a quadra e chegamos à microlocalização ideal.


Finalmente encontramos o “imóvel dos sonhos”. Sua localização é privilegiada, seus requisitos físicos (estado geral, tamanho, vagas de estacionamento, nível de segurança) e financeiros (valores, tempo de contrato) são excelentes.


Só falta bater o martelo e iniciar as obras, certo? Calma, você fez todas as projeções fundamentais?

  • Qual o potencial de faturamento (R$) do novo pdv ?

  • Qual o porte ideal (m²) para explorar toda a potencialidade da região ?

  • Quanto você irá capturar (%) do mercado ?


Na sequência detalhamos metodologia que pode ser aplicada desde um pequeno negócio individual (por exemplo um pet shop independente) até grandes empreendimentos (como um shopping center).



CASE - SUPERMERCADO


Microlocalização: Mobilidade, visibilidade e principais vias de acesso

Análise de mobilidade (qualidade do acesso e saída do local), Visibilidade do local, Presença de Transporte Coletivo, Contagem de Pedestres e Veículos


Área de Influência: Região de onde virão a maior parte de seus clientes

Delimitação via Isocotas (raios de distância) e Isócronas a pé (5 e 10 minutos) e de carro (5, 10 e 15 minutos)


Perfil da Região: População Residente e População Flutuante Fixa e Ocasional

Quantificação da população residente por classes de renda, sexo, faixa etária e domicílios

Projeções de Crescimento (pelo menos para os próximos 3 anos)

Identificação de Lançamentos Imobiliários

Quantificação de empresas e empregados

Identificação de Polos Geradores de Tráfego e Polos Correlatos (com sinergia)


Bolsões/Zona de Atuação: Clusters

Agrupamento da Área de Influência em clusters (regiões com similaridade)


Concorrência: Direta e Indireta

Quem são os concorrentes presentes na Área de Influência

Qual o porte (área de vendas, número de check-outs, vagas de estacionamento)

Quais as condições das instalações

Qual o perfil do público atendido

Qual a faixa de faturamento estimada


Faturamento e Share: Estimativas (por Bolsão/Zona de Atuação)

Quanto (R$) o seu público alvo gasta em itens (alimentação, limpeza, higiene pessoal e etc) que seu Supermercado irá ofertar ?

Quanto deste potencial está sendo atendimento pelos concorrentes ?

Quanto deste potencial está sendo gasto fora da região (vendas flutuantes) ?

Quanto o seu Supermercado irá capturar das vendas dos concorrentes e das vendas flutuantes ? (baseado, por exemplo, no padrão que você pretende instalar, nos produtos e preços que irão ser ofertados, na qualidade do atendimento)


Porte: Área de Vendas, Área Total e etc

Ok, estimamos a faixa de faturamento do novo Supermercado. O porte ideal (m²) é definido utilizando-se médias observadas (como estatísticas setoriais de vendas por m² da ABRAS ou da própria rede em regiões similares)


Comentários Finais:

A princípio pode parecer que a metodologia sugerida envolva muitos aspectos subjetivos e de difícil mensuração. Sem dúvida a assertividade no processo de projeção destes dados requer experiência e cuidado.


Além disto o esforço no desenvolvimento de modelos customizados (que devem ser adaptados a cada setor e a cada empresa) é que trará resultados efetivos (como maiores taxas de sucesso).



Para saber mais converse conosco.



Abraços e Sucesso!


Fernando Yoshikai

 
 
 

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